Olá, olá :)
Bem, vou tentar resumir a minha semana, visto que não tive internet até ontem e não consegui partilhar os primeiros dias que são sempre os mais importantes...
A viagem foi muito longa, visto que a ligação de Helsínquia para Kemi demorou imenso, mas quando aqui cheguei tinha alunos tutores à minha espera, que me mostraram o apartamento e me deram a chave. Depois disso senti-me completamente perdida, eles foram embora e disseram para pedir informações sobre supermercados e sobre a área às minhas vizinhas, que são do Vietname e que conheciam a zona, mas basicamente viraram-me as costas (simpatia acima de tudo eheheh).
Em relação à casa, quando chegamos fiquei encantada com o sitio, tão bonito, tão pacifico, fiquei radiante mas não durou muito. A casa estava toda suja, não tinha lençóis, toalhas e muito menos máquina de lavar roupa, nada de nada e o resto da casa toda suja, a cozinha cheia de comida. Estava sozinha em casa e sem internet. Consegui encontrar um supermercado (que por acaso é mesmo em frente à casa, foi a minha sorte) e fui comprar as coisas para passar a noite e algo para comer, que desafio, tudo em finlandês, acabei por comprar água com gás em vez de água normal, um leite que parecia água mas lá me consegui desenrascar.
No dia a seguir, limpei o meu quarto e acabei por conhecer a minha colega de casa, que por acaso é de Enfermagem e até nos demos bem, quando as pessoas estão num país onde não conhecem ninguém, sem internet, sem nada, acabam por fazer logo amigos. Nessa altura, a nossa tutora viu o estado da casa e tentou ajudar-nos, acabamos por encontrar o sítio onde lavar a roupa e ainda conseguimos um desconto por a casa estar nesse estado (as pessoas que cá tiveram antes não entregaram as chaves e eles tiveram que mudar a fechadura à última da hora e nem verificaram o estado da casa).
Durante a semana da integração, onde foi-nos apresentadas os diferentes departamentos da universidade, as pessoas importantes, aspetos importantes sobre o país, acabamos por conseguir que a universidade nos estabelecesse contacto com a internet em casa e sem pagarmos nada, o que foi óptimo.
As pessoas têm sido muito simpáticas, entre as horas de almoço, convívios, bowling e jogos conseguimos fazer amigos, conhecer a cidade e obter ajuda para tudo o que foi necessário.
O finlandês não é nada fácil, mas ainda existem muitas pessoas que sabem falar um pouco inglês e conseguimos desenrascar sempre, até consegui comprar um dicionário Português- Finlandês e vice-versa que em Portugal não existe.
No primeiro dia da integração, ficamos logo muito admirados, visto que tivemos que ir almoçar às 11 da manhã (olhando para trás nem foi muito mau, já que hoje nos levaram à almoçar às 10:30 eheheh) mas a comida até que é boa e temos sempre o prato vegetariano que também é muito bom e com cartão de estudante, só pagamos 2,50€. Outra coisa que achamos muito interessante é que toda gente bebe leite ao almoço em vez de água e, pelo que nos disseram, devido a problemas de obstipação, mas não deixa de ser estranho :)
Toda gente nos diz que as pessoas aqui não são muito comunicativas, nem amigáveis, no entanto eles têm sido incansáveis, já que nos vêm buscar quando não sabemos onde ir, tentam resolver todos os nossos problemas sem pedirmos sequer, eu não tenho razões de queixa.~
É ótimo conhecer pessoas de diferentes países, diferentes culturas, totalmente diferentes umas das outras mas tão iguais.
Hoje tivemos a cerimonia de boas vindas, quando chegamos à universidade, estava tudo cheio de balões e com passadeira vermelha. O presidente da universidade fez questão de apertar a mão a todos os novos alunos e dar as boas vindas. Depois do almoço fomos para um parque onde dançaram, ofereceram café e bolos e ainda fizemos diferentes jogos, foi muito giro. Hoje a noite vamos sair, estou curiosa sobre as saídas visto que só há um bar nesta cidade :)
Vou acabar por hoje com uma imagem da minha casa :)
Sem comentários:
Enviar um comentário